0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano

Faturas Online Serviços Online

Dúvidas Frequentes

Este espaço tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas que podem surgir. Selecione o assunto desejado e identifique as informações referentes a cada tópico ou busque por meio de uma palavra-chave. Caso você tenha outros questionamentos ou não encontre a informação desejada, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Gostaria de utilizar o Gás Natural em minha residência. É necessária alguma adequação no imóvel?

Sim. Para utilização do Gás Natural, a unidade usuária deve estar com a rede interna pronta e estanque. A rede interna é de propriedade do consumidor, tendo o mesmo que realizar a construção, sendo também de sua responsabilidade a manutenção da mesma. A GasBrasiliano não realiza serviços em rede interna, devendo o consumidor procurar por empresa especializada para sanar suas dúvidas e necessidades.

Solicitei a ligação do gás natural em minha residência. Em quais equipamentos posso utilizar?

O Gás Natural pode ser utilizado em diversos tipos de equipamentos como fogão, forno, cooktop, churrasqueira, ar-condicionado, sauna, secadora de roupa, aquecedor de água, aquecedor de ambiente, dentre outros. Todos os equipamentos devem ser próprios para utilização do Gás Natural. Caso não sejam, deve ser verificada com o fabricante a possibilidade de conversão (adaptação) do aparelho. Caso tenha alguma dúvida referente às possibilidades de uso, clique aqui.

Comprei um fogão novo. O que é necessário para utilizar o Gás Natural?

Ao realizar a compra de um fogão, forno ou cooktop novo, você pode fazer a opção por adquirir equipamentos próprios para utilização do Gás Natural. Caso o equipamento não seja para uso do Gás Natural, deve ser solicitada à empresa fabricante a adaptação do equipamento. A conversão é realizada por técnicos especializados, que trocarão os bicos injetores de gás do aparelho e, se necessário, o manípulo. Para equipamentos que estiverem na garantia, orientamos que a conversão seja realizada por meio do próprio fabricante. Para equipamentos que estiverem fora do período de garantia, a conversão poderá ser feita pela GasBrasiliano ou por meio de assistência técnica terceirizada.

Para a utilização do Gás Natural em fogão de embutir, o gabinete deve ter uma abertura lateral para dar acesso ao registro de segurança. Deve também estar encaixado no gabinete. Outros modelos de fogões devem estar desembalados, com os pés já encaixados e próximos ao local da instalação.

Quero utilizar o Gás Natural no chuveiro. O que preciso fazer?

Para utilizar o Gás Natural como fonte de energia para o chuveiro, a residência deve contar com instalação de água quente e fria, onde as duas se misturam para que o banho fique na temperatura ideal, proporcionando muito mais conforto. É necessário adquirir e instalar a(s) ducha(s) e o aquecedor a Gás Natural, que podem ser encontrados em lojas de departamento, lojas de materiais para construção, hipermercados etc. Para aquisição de aquecedores, dê preferência para produtos certificados e com selo CONPET de Eficiência Energética.

Comprei um aquecedor e não sei onde posso instalar. Há algum local específico? Como deve ser este lugar?

Para sua segurança, o aquecedor deve ser instalado em áreas de ventilação permanente, sendo o local mais apropriado a área de serviço. As janelas devem possuir báscula(s) fixa(s), na posição aberta, totalizando 600 cm² de área livre. De acordo com as normas, é proibida a instalação de aquecedores a gás em forros, armários embutidos, nichos internos ou qualquer local sem ventilação permanente. Procure sempre um profissional qualificado e exija o cumprimento das normas brasileiras vigentes para instalação de equipamentos a gás.

Posso instalar móveis planejados e tampar a válvula do gás?

Não. Evite fazer armários que envolvam fisicamente ou obstruam a válvula de bloqueio e o flexível (mangueira) do gás, que devem estar em espaços abertos e de fácil acesso para sua segurança.

Quero converter meu equipamento com a GasBrasiliano. Caso ocorra algum problema, a mesma me fornecerá serviços de assistência técnica?

Sim, a GasBrasiliano conta com equipes especializadas para solucionar possíveis problemas após a conversão do equipamento por ela realizada. Mas fique atento! A responsabilidade pela correta utilização e manutenção do equipamento é de responsabilidade do consumidor.

Os serviços prestados pela GasBrasiliano são cobrados?

Apenas o serviço de Religação é cobrado pela GasBrasiliano. O consumidor poderá optar por pagar uma taxa para a religação do Gás Natural no prazo de 1 (um) dia útil ou pela religação emergencial, com prazo de até 4 (quatro) horas após a solicitação. Todos os demais serviços são gratuitos. Para saber sobre os valores de religação, entre em contato conosco.

Gostaria de desconverter o meu equipamento. O que devo fazer?

Para que o consumidor volte a utilizar outro tipo de energia que não seja o Gás Natural, deve procurar uma empresa especializada neste combustível para solicitar a conversão do equipamento.

Meu aquecedor não está funcionando. O que faço?

Verifique se está procedendo da forma correta de acordo com o tipo de aquecedor. Para aquecedores com chama piloto e acendimento manual, primeiro abra a válvula de bloqueio e risque o fósforo. A seguir, gire o botão até a posição “piloto” e acenda-o imediatamente. Após acendê-lo, gire mais o botão e abra a torneira de água, verificando se o queimador está totalmente aceso. Para aquecedores com chama piloto e acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o piloto deve se acender na primeira tentativa. Caso contrário, o gás estará vazando durante as diversas tentativas de acendimento, havendo risco de explosão. Para aquecedores com acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o queimador deve acender imediatamente quando a torneira da água quente for aberta. Caso haja dificuldade no acendimento, substitua as pilhas ou verifique a ligação elétrica do aparelho. Se você tiver problemas no funcionamento de seu aquecedor, entre em contato com o fabricante do equipamento.

Se eu precisar substituir meu flexível, como devo proceder?

A substituição do flexível é de reponsabilidade do consumidor, por isso fique atento ao prazo de vencimento e as suas condições de uso. Para sua segurança, adquira sempre flexíveis certificados. Para uma maior durabilidade, evite movimentá-lo, esticando ou dobrando, pois isso pode ocasionar ruptura.

Posso ter o gás desligado se não permitir acesso ao leiturista?

Sim, pois conforme a Portaria da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), é dever do consumidor permitir o livre acesso aos locais em que estiverem instalados os equipamentos de medição para fins de leitura. Salientamos que o não cumprimento pode acarretar na suspensão do fornecimento do gás, desde que haja prévio aviso da GasBrasiliano.

Se o imóvel estiver fechado, impossibilitando o acesso do leiturista, o que pode acontecer?

É muito importante que seja facilitado o acesso ao medidor. Na fatura é sempre informada a data da próxima leitura para que o consumidor se programe. Caso o leiturista não tenha acesso ao local do medidor por algum motivo, a cobrança será realizada por meio da média de consumo dos três últimos meses. Quando for realizada a leitura, pode ser constatado que o consumo foi maior e esta diferença será cobrada posteriormente.

Caso você tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.


Recomende a GasBrasiliano


Conteúdo Relacionado