0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano

Faturas Online Serviços Online
Distribuidoras que promovem chamada pública para aquisição de gás natural se reúnem com Diretor-Geral da ANP
28/01
Releases

Distribuidoras que promovem chamada pública para aquisição de gás natural se reúnem com Diretor-Geral da ANP

Representantes das cinco distribuidoras que promovem a Chamada Pública coordenada para propostas alternativas de suprimento de gás natural nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil se reuniram nesta segunda-feira (28), com o Diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Décio Oddone.

A reunião, realizada no Escritório Central da ANP no Rio de Janeiro (RJ), teve como objetivo o alinhamento necessário e esclarecimentos adicionais quanto à agenda da ANP relativa à desverticalização da indústria do gás natural, ação fundamental para o sucesso da Chamada Pública, promovida pelas distribuidoras COMPAGAS (Companhia Paranaense de Gás), GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e SULGÁS (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul).

Participaram da reunião com Oddone o Diretor-Presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Junior; o Diretor-Presidente da SULGÁS, Antonio Rafael Cereser Pezzella; o Diretor-Presidente da MSGÁS, Rudel Espíndola Trindade Júnior; o Diretor-presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl; e o Diretor Administrativo-Financeiro da SCGÁS, Rafael Antonio Bettini Gomes. Também estiveram presentes representantes de distribuidoras do Nordeste como o Diretor-Presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo; o Diretor Administrativo-Financeiro da ALGÁS, Luciano Kulka Ribas e a Diretora Técnica-Comercial da BAHIAGÁS, Gabriela Damasceno Duarte.

A Chamada Pública
Lançada em agosto de 2018 em busca de condições de mercado mais competitivas e da diversificação das fontes supridoras de gás natural, a Chamada Pública inicialmente previa o envio de propostas até o mês de novembro do mesmo ano. Porém, tendo em vista as diversas ações da ANP visando a promoção da concorrência e desverticalização na indústria, assim como o aumento da oferta de gás natural ao mercado e o concurso público de alocação de capacidade do Gasbol, as distribuidoras postergaram a abertura das propostas para o dia 31 de janeiro de 2019.

Com volume total de aquisição de aproximadamente 10 milhões de m3/dia, a iniciativa foi tomada após a elaboração de estudos específicos que indicaram a oportunidade de formatação conjunta de um edital e termo de referência para este fim. Juntas, as cinco distribuidoras atendem mais de 134 mil consumidores de gás natural e possuem mais de 4,4 mil quilômetros de redes de distribuição em 161 municípios.

Devido à especificidade das características de cada distribuidora em relação a volumes e pontos de entrega, os editais são individualizados por Companhia.  A chamada pública e respectivos editais estão disponibilizados nos sites de cada distribuidora.

Assessoria de Comunicação

  • Bauru começa a receber gás natural em residências

    Primeiro empreendimento residencial com gás natural é o edifício Urban, que iniciou nesta semana a entrega das chaves aos moradores

  • Ribeirão Preto passa a contar com mais uma oficina instaladora de GNV

    Localizada no bairro Campos Elíseos, a oficina é a terceira a oferecer a instalação do gás natural veicular

  • GasBrasiliano mantém certificação ISO 9001:2015 para o Sistema de Gestão da Qualidade

    O Sistema de Gestão da Qualidade da GasBrasiliano, concessionária de distribuição de gás natural canalizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, passou por auditoria externa de monitoramento, que deliberou, no dia 04 de janeiro, pela manutenção da certificação NBR ISO 9001:2015.