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Novo Consumidor

É com grande satisfação que o temos como novo consumidor de Gás Natural. Este espaço tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas que podem surgir ao tornar-se um cliente da GasBrasiliano. Acesse o conteúdo Procedimentos de Novas Instalações para conhecer alguns de nossos processos. Caso você tenha outros questionamentos, acesse o link Dúvidas Frequentes e se não encontrar a informação desejada, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Orientações gerais

Se deseja utilizar o Gás Natural, entre em contato com a GasBrasiliano. Caso não saiba em quais equipamentos poderá utilizar o produto, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em  atendê-lo.

Procedimentos de novas instalações (FAQ)

Este espaço tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas que podem surgir. Selecione o assunto desejado e identifique as informações referentes a cada tópico ou busque por meio de uma palavra-chave.

Caso você tenha outros questionamentos ou não encontre a informação desejada, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que é termo fixo?

É o termo fixo cobrado mensalmente, independente do volume consumido. Para saber o valor atual das tarifas, clique aqui.

Quais os documentos necessários para solicitar o fornecimento do Gás Natural?

Para a solicitação do Gás Natural para PESSOA JURÍDICA, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia da Inscrição Estadual.

Gostaria de utilizar o Gás Natural em meu comércio.  É necessária alguma adequação no imóvel?

Sim. Para utilização do Gás Natural, a unidade usuária deve estar com a rede interna pronta e estanque. A rede interna é de propriedade do consumidor, tendo o mesmo que realizar a construção, sendo também de sua responsabilidade a manutenção da mesma. A GasBrasiliano não realiza serviços em rede interna, devendo o consumidor procurar por empresa especializada para sanar suas dúvidas e necessidades.

Solicitei a ligação do gás natural em meu comércio. Em quais equipamentos posso utilizar?

O Gás Natural pode ser utilizado em diversos tipos de equipamentos do setor comercial. Conheça as aplicações gerais do Gás Natural em Estabelecimentos Comerciais clicando aqui. Todos os equipamentos devem ser próprios para utilização do Gás Natural. Caso não sejam, deve ser verificada com o fabricante a possibilidade de conversão (adaptação) do aparelho. Caso tenha alguma dúvida referente às possibilidades de uso, entre em contato conosco.

Comprei um equipamento novo. O que é necessário para utilizar o Gás Natural?

Ao realizar a compra de um novo equipamento, você pode fazer a opção por adquirir aparelhos próprios para utilização do Gás Natural quando existirem. Caso o equipamento não seja para uso do Gás Natural, deve ser solicitada à empresa fabricante a conversão (adaptação) do equipamento devido à diferença do poder calorífico entre os combustíveis. A conversão deve ser realizada por técnicos especializados. Para equipamentos que estiverem na garantia, orientamos que a adaptação seja realizada através da assistência técnica do próprio fabricante. Para equipamentos que estiverem fora do período de garantia, a adaptação poderá ser feita através de assistência técnica especializada ou pela GasBrasiliano dependendo do tipo de equipamento Verifique conosco se prestamos assistência no tipo de equipamento de sua necessidade. Para a utilização do Gás Natural em fogão de embutir, o gabinete deve ter uma abertura lateral para dar acesso ao registro de segurança. Deve também estar encaixado no gabinete. Outros modelos de fogões devem estar desembalados, com os pés já encaixados e próximos ao local da instalação.

Posso instalar móveis e tampar a válvula do gás?

Não. Evite fazer armários que envolvam fisicamente ou obstruam a válvula de bloqueio e o flexível (mangueira) do gás, que devem estar em espaços abertos e de fácil acesso para sua segurança.

Gostaria de cadastrar meu e-mail para receber mensalmente as contas de gás, é possível?

Atualmente a GasBrasiliano não disponibiliza este serviço, porém você poderá utilizar nosso site ou entrar em contato por meio da Central de Atendimento para solicitar a 2º via da fatura.

Como posso obter a 2ª. via da fatura?

Caso necessite da 2ª. via de alguma fatura, entre em contrato através de nossa Central de Atendimento ou das lojas de atendimento.

Se eu possuir contas de gás em atraso, como serei informado deste débito?

A informação é realizada através da própria fatura de Gás Natural, no campo Aviso de Contas Vencidas, além de um Aviso de Débito encaminhado através de correspondência física para que o consumidor seja notificado da falta de pagamento.

Como faço para obter informações sobre débitos?

É possível obter informações sobre débitos através de nossa Central de Atendimento ou das lojas de atendimento.

O nome de meu estabelecimento pode ser incluído no Serviço de Proteção ao Crédito - SERASA?

Sim, a GasBrasiliano possui parceria com o SERASA e seu estabelecimento pode ser incluído no Serviço de Proteção ao Crédito no caso de atraso de pagamento.  O processo de inclusão acontece da seguinte forma: O SERASA envia uma carta para os consumidores informando o prazo de 10 dias corridos (a contar da emissão da carta) para que haja   manifestação em relação ao débito. Após este prazo, não havendo manifestação, é realizada a inclusão e o registro é divulgado entre os associados do SERASA, restringindo assim as operações de crédito. Importante: A regularização da situação é feita automaticamente mediante o pagamento do(s) débito(s) objeto(s) da ação, não havendo a necessidade de entrar em contato com a GasBrasiliano.

Como cadastrar minha conta de gás em Débito Automático?

Está disponibilizado o cadastro de débito automático como forma de pagamento das contas de gás natural canalizado nos bancos Itaú, Santander, Banco do Brasil e Bradesco. Para optar por esta forma de pagamento, verifique na parte inferior de sua fatura o código para cadastro e apresente-o em sua agência ou faça a adesão através do internet banking ou telefone. Aos correntistas dos demais bancos, em breve será disponibilizada mais esta facilidade.

Onde posso pagar a conta de gás?

Os consumidores têm à disposição várias modalidades para realizar o pagamento da fatura de Gás Natural nos bancos conveniados à GasBrasiliano: através da internet, terminais de auto atendimento, caixas dos agentes conveniados e até via telefone. Conheça todos os bancos conveniados:

  • Banco Santander
  • Banco do Brasil
  • Banco Postal Banco do Brasil
  • Banco Bradesco
  • Banco Itaú
  • Caixa Econômica Federal
  • Rede de Casas Lotéricas

O que é necessário para efetuar a Troca de Titular de uma unidade usuária?

Qualquer pessoa pode solicitar o serviço para a troca de titular de instalações sem débito(s). Já para as instalações com débito(s), o novo cliente poderá solicitar a alteração apresentando em uma de nossas lojas de atendimento o Contrato de Compra ou Aluguel do Imóvel, comprovando que não tem vínculo algum com o consumidor inadimplente. Sem a apresentação da documentação, é necessário que os débitos sejam assumidos para que seja realizada a troca.

Quero converter meu equipamento com a GasBrasiliano. Caso ocorra algum problema, a mesma me fornecerá serviços de assistência técnica?

Sim, a GasBrasiliano  conta  com  equipes  especializadas  para  solucionar  possíveis problemas após a conversão do equipamento por ela realizada. Mas fique atento, a responsabilidade pela correta utilização e manutenção do equipamento é de responsabilidade do consumidor.

Os serviços prestados pela GasBrasiliano são cobrados?

Apenas o serviço de Religação é cobrado pela GasBrasiliano. O consumidor poderá optar por pagar uma taxa para a religação do Gás Natural no prazo de 1 (um) dia útil  ou pela religação Emergencial, com prazo de até 4 (quatro) horas após a solicitação. Todos os demais serviços são gratuitos. Para saber sobre os valores de religação, entre em contato conosco.

Gostaria de desconverter o meu equipamento. O que devo fazer?

Para que o consumidor volte a utilizar outro tipo de energia que não seja o Gás Natural, deve procurar uma empresa especializada neste combustível para solicitar a conversão do equipamento.

Meu aquecedor não está funcionando. O que faço?

Verifique se está procedendo da forma correta de acordo com o tipo de aquecedor. Para aquecedores  com  chama  piloto  e  acendimento  manual,  primeiro  abra  a  válvula  de bloqueio e risque o fósforo. A seguir, gire o botão até a posição “piloto” e acenda-o imediatamente. Após acendê-lo, gire mais o botão e abra a torneira de água, verificando se o queimador está totalmente aceso. Para aquecedores com chama piloto e acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o piloto deve se acender na primeira tentativa. Caso contrário, o gás estará vazando  durante  as diversas tentativas de acendimento, havendo risco de explosão. Para aquecedores com acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o queimador deve acender imediatamente quando a torneira da água quente for aberta. Caso haja dificuldade no acendimento, substitua as pilhas ou verifique a ligação elétrica do aparelho. Se você estiver problemas no funcionamento de seu aquecedor, entre em contato com o fabricante do equipamento.

Se eu precisar substituir meu flexível, como devo proceder?

A substituição do flexível é de reponsabilidade do consumidor, por isso fique atento ao prazo de vencimento e as suas condições de uso. Para sua segurança, adquira sempre flexíveis certificados. Para uma maior durabilidade, evite movimentá-lo, esticando ou dobrando, pois isso pode ocasionar ruptura.

Se meu fornecimento de gás for suspenso por falta de pagamento, como devo como proceder?

O fornecimento do Gás Natural é suspenso após 60 dias de inadimplência para consumidores do mercado residencial e 30 dias para os demais mercados, sempre contados a partir da data de vencimento da fatura. Após a regularização dos débitos vencidos, a baixa bancária leva cerca de 3 (três) dias úteis. O consumidor deve entrar em contato com a companhia solicitando a Religação do gás no local.

Por que quando pago a fatura, a GasBrasiliano não recebe a informação de imediato, precisando aguardar a baixa bancária?

O prazo para compensação do pagamento é de cerca de 3 (três) dias úteis. Após este prazo, os pagamentos recebidos pelos agentes conveniados são comunicados à GasBrasiliano. Caso deseje agilizar algum processo, basta apresentar o comprovante de pagamento de uma de nossas lojas de atendimento.

Como proceder se eu pagar uma conta em duplicidade?

Caso realize o pagamento de uma fatura em duplicidade, entre em contato conosco através de nossa Central de Atendimento ou de uma das lojas de atendimento solicitando a devolução do valor.

Gostaria de encerrar o contrato de fornecimento de Gás Natural, como faço? É cobrada alguma taxa?

Para deixar de utilizar o Gás Natural, basta entrar em contato conosco solicitando o encerramento do contrato. Você não pagará nada por isso. Apenas será encaminhada sua última conta de utilização do gás (fatura residual), que será referente à última leitura realizada na unidade usuária até a data da suspensão do fornecimento.

Minha conta venceu, posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independente da data de vencimento. Basta apenas você comparecer a um dos bancos conveniados ou Casas Lotéricas e efetuar o pagamento.

Posso ter o gás desligado se não permitir acesso ao leiturista?

Sim, pois conforme a Portaria da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), é dever do consumidor permitir o livre acesso aos locais em que estiverem instalados os equipamentos de medição para fins de leitura. Salientamos que o não cumprimento pode acarretar na suspensão do fornecimento do gás, desde que haja prévio aviso da GasBrasiliano.

Se o imóvel estiver fechado, impossibilitando o acesso do leiturista, o que pode acontecer?

É muito importante que seja facilitado o acesso ao medidor. Na fatura é sempre informada a data da próxima leitura para que o consumidor se programe. Caso o leiturista não tenha acesso ao local do medidor por algum motivo, a cobrança será realizada através da média de consumo dos três últimos meses. Quando for realizada a leitura, pode ser constatado que o consumo foi maior e esta diferença será cobrada posteriormente.

Caso você tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Rede Interna

Projetando Instalações de Gás Natural

Para levar a todos os benefícios do Gás Natural otimizando seu uso, a GasBrasiliano atua lado a lado com os clientes, acompanhando os projetos de instalação da rede interna.

Após uma análise do local, estudos de extensão de rede e das necessidades do cliente, a GasBrasiliano fornece toda a orientação para projetos e execução do serviço de instalação da rede de Gás Natural.

Durante todas as etapas, realiza visitas e fornece orientação técnica e suporte para a solução de eventuais problemas, além de prestar assessoria no que diz respeito à tubulação, localização do medidor, dimensionamento da instalação, reformas, individualização de medição e conversão dos aparelhos.

Considerações Gerais

De acordo com as características arquitetônicas da edificação e os usos pretendidos, o projeto deve estabelecer a tipologia construtiva mais adequada para a rede de distribuição interna de Gás Natural, as pressões da rede e os materiais das tubulações. A escolha da tipologia construtiva deve ser feita em função da finalidade do imóvel (edifícios, condomínios de casas e comércios) e das características locais.

GasBrasiliano deve ser consultada com relação à existência de rede de distribuição e às pressões de fornecimento.

O projeto, a execução e o ensaio da rede de distribuição interna deve levar em consideração os requisitos da norma ABNT NBR 15526.

Atribuições e Responsabilidades

O projeto, a execução e o ensaio da rede de distribuição interna são de responsabilidade do proprietário do empreendimento. Os projetos da rede de distribuição interna devem ser elaborados por profissional responsável, com registro no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A execução da rede de distribuição interna deve ser realizada por empresa com responsável técnico com registro no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A empresa responsável pela execução da rede de distribuição interna deve possuir procedimentos definidos e pessoas devidamente qualificadas para a execução dos serviços, bem como registros e evidências que possam comprovar esta capacitação.

Qualquer alteração no projeto da rede de distribuição interna somente deve ser executada após a aprovação por profissional responsável e deve ser devidamente registrada.

Após a execução do teste de estanqueidade, deve ser emitido o laudo técnico correspondente pelo responsável registrado no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).