0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano

Faturas Online Serviços Online

Dúvidas Frequentes

Este espaço tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas que podem surgir. Selecione o assunto desejado e identifique as informações referentes a cada tópico ou busque por meio de uma palavra-chave. Caso você tenha outros questionamentos ou não encontre a informação desejada, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Gostaria de utilizar o Gás Natural em meu comércio.  É necessária alguma adequação no imóvel?

Sim. Para utilização do Gás Natural, a unidade usuária deve estar com a rede interna pronta e estanque. A rede interna é de propriedade do consumidor, tendo o mesmo que realizar a construção, sendo também de sua responsabilidade a manutenção da mesma. A GasBrasiliano não realiza serviços em rede interna, devendo o consumidor procurar por empresa especializada para sanar suas dúvidas e necessidades.

Solicitei a ligação do gás natural em meu comércio. Em quais equipamentos posso utilizar?

O Gás Natural pode ser utilizado em diversos tipos de equipamentos do setor comercial. Conheça as aplicações gerais do Gás Natural em Estabelecimentos Comerciais clicando aqui. Todos os equipamentos devem ser próprios para utilização do Gás Natural. Caso não sejam, deve ser verificada com o fabricante a possibilidade de conversão (adaptação) do aparelho. Caso tenha alguma dúvida referente às possibilidades de uso, entre em contato conosco.

Comprei um equipamento novo. O que é necessário para utilizar o Gás Natural?

Ao realizar a compra de um novo equipamento, você pode fazer a opção por adquirir aparelhos próprios para utilização do Gás Natural quando existirem. Caso o equipamento não seja para uso do Gás Natural, deve ser solicitada à empresa fabricante a conversão (adaptação) do equipamento devido à diferença do poder calorífico entre os combustíveis. A conversão deve ser realizada por técnicos especializados. Para equipamentos que estiverem na garantia, orientamos que a adaptação seja realizada através da assistência técnica do próprio fabricante. Para equipamentos que estiverem fora do período de garantia, a adaptação poderá ser feita através de assistência técnica especializada ou pela GasBrasiliano dependendo do tipo de equipamento Verifique conosco se prestamos assistência no tipo de equipamento de sua necessidade. Para a utilização do Gás Natural em fogão de embutir, o gabinete deve ter uma abertura lateral para dar acesso ao registro de segurança. Deve também estar encaixado no gabinete. Outros modelos de fogões devem estar desembalados, com os pés já encaixados e próximos ao local da instalação.

Posso instalar móveis e tampar a válvula do gás?

Não. Evite fazer armários que envolvam fisicamente ou obstruam a válvula de bloqueio e o flexível (mangueira) do gás, que devem estar em espaços abertos e de fácil acesso para sua segurança.

Quero converter meu equipamento com a GasBrasiliano. Caso ocorra algum problema, a mesma me fornecerá serviços de assistência técnica?

Sim, a GasBrasiliano  conta  com  equipes  especializadas  para  solucionar  possíveis problemas após a conversão do equipamento por ela realizada. Mas fique atento, a responsabilidade pela correta utilização e manutenção do equipamento é de responsabilidade do consumidor.

Os serviços prestados pela GasBrasiliano são cobrados?

Apenas o serviço de Religação é cobrado pela GasBrasiliano. O consumidor poderá optar por pagar uma taxa para a religação do Gás Natural no prazo de 1 (um) dia útil  ou pela religação Emergencial, com prazo de até 4 (quatro) horas após a solicitação. Todos os demais serviços são gratuitos. Para saber sobre os valores de religação, entre em contato conosco.

Gostaria de desconverter o meu equipamento. O que devo fazer?

Para que o consumidor volte a utilizar outro tipo de energia que não seja o Gás Natural, deve procurar uma empresa especializada neste combustível para solicitar a conversão do equipamento.

Meu aquecedor não está funcionando. O que faço?

Verifique se está procedendo da forma correta de acordo com o tipo de aquecedor. Para aquecedores  com  chama  piloto  e  acendimento  manual,  primeiro  abra  a  válvula  de bloqueio e risque o fósforo. A seguir, gire o botão até a posição “piloto” e acenda-o imediatamente. Após acendê-lo, gire mais o botão e abra a torneira de água, verificando se o queimador está totalmente aceso. Para aquecedores com chama piloto e acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o piloto deve se acender na primeira tentativa. Caso contrário, o gás estará vazando  durante  as diversas tentativas de acendimento, havendo risco de explosão. Para aquecedores com acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o queimador deve acender imediatamente quando a torneira da água quente for aberta. Caso haja dificuldade no acendimento, substitua as pilhas ou verifique a ligação elétrica do aparelho. Se você estiver problemas no funcionamento de seu aquecedor, entre em contato com o fabricante do equipamento.

Se eu precisar substituir meu flexível, como devo proceder?

A substituição do flexível é de reponsabilidade do consumidor, por isso fique atento ao prazo de vencimento e as suas condições de uso. Para sua segurança, adquira sempre flexíveis certificados. Para uma maior durabilidade, evite movimentá-lo, esticando ou dobrando, pois isso pode ocasionar ruptura.

Gostaria de encerrar o contrato de fornecimento de Gás Natural, como faço? É cobrada alguma taxa?

Para deixar de utilizar o Gás Natural, basta entrar em contato conosco solicitando o encerramento do contrato. Você não pagará nada por isso. Apenas será encaminhada sua última conta de utilização do gás (fatura residual), que será referente à última leitura realizada na unidade usuária até a data da suspensão do fornecimento.

Posso ter o gás desligado se não permitir acesso ao leiturista?

Sim, pois conforme a Portaria da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), é dever do consumidor permitir o livre acesso aos locais em que estiverem instalados os equipamentos de medição para fins de leitura. Salientamos que o não cumprimento pode acarretar na suspensão do fornecimento do gás, desde que haja prévio aviso da GasBrasiliano.

Se o imóvel estiver fechado, impossibilitando o acesso do leiturista, o que pode acontecer?

É muito importante que seja facilitado o acesso ao medidor. Na fatura é sempre informada a data da próxima leitura para que o consumidor se programe. Caso o leiturista não tenha acesso ao local do medidor por algum motivo, a cobrança será realizada através da média de consumo dos três últimos meses. Quando for realizada a leitura, pode ser constatado que o consumo foi maior e esta diferença será cobrada posteriormente.

Caso você tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

topo