0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano

Faturas Online Serviços Online

A Empresa

A Gasbrasiliano DISTRIBUIDORA S/A (Gasbrasiliano) é uma companhia do Sistema PETROBRAS, a maior empresa da América Latina e uma das maiores empresas de energia do mundo. Atende aos mercados Residencial, Comercial, Industrial e Automotivo (GNV). É responsável pela distribuição do Gás Natural canalizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, abrangendo 375 municípios. Os serviços oferecidos seguem os mais rígidos padrões de segurança, com fornecimento contínuo em toda a rede de distribuição.

Histórico

Por ocasião da promulgação da Constituição Federal Brasileira de 1988, o serviço de distribuição de gás canalizado foi transferido do âmbito federal para o estadual. O serviço de distribuição de Gás Natural passou a ser executado pelos Estados, através de empresas concessionárias.

No Estado de São Paulo, em função da necessidade de ampliação da malha de gasodutos (tubulações), considerando-se as dimensões territoriais do Estado e o “cash-starving” para fomentar os investimentos necessários, o Governo Estadual implementou o Plano Estadual de Desestatização - PED, que contemplou com a divisão do Estado de São Paulo em 3 (três) áreas de Concessão para os serviços de distribuição de Gás Natural.

O PED, resultado de um processo que se originou de ações governamentais, culminou com a privatização das empresas que já atuavam no mercado e a licitação de áreas onde não havia a distribuição de gás canalizado. Atualmente, a distribuição do Gás Natural no Estado de São Paulo está alicerçada em três companhias – a GasBrasiliano, a Comgás e a Gás Natural SPS.

 A empresa iniciou suas atividades em 1999 com a assinatura do Contrato de Concessão para a distribuição de Gás Natural canalizado junto à CSPE (atualmente ARSESP), com início efetivo de distribuição de gás a seus clientes em janeiro de 2003 com a entrada em operação do Sistema de Distribuição de São Carlos. Inicialmente, pertencia ao grupo ENI (Ente Nazionale Idrocarburi S.p.A.), multinacional petrolífera italiana. Em julho de 2011, foi adquirida pela PETROBRAS, uma das maiores empresas de energia do mundo.

 

A GasBrasiliano já investiu mais de R$ 470 milhões na construção de mais de 1.000 Km de rede de distribuição. Tem a rede de distribuição de gás natural implantada em 33 municípios, sendo Agudos, Américo Brasiliense, Araçatuba, Araraquara, Arealva, Bauru, Bento de Abreu, Bilac, Boa Esperança do Sul, Cravinhos, Descalvado, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itápolis, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guatapará, Iacanga, Lençois Paulista, Lins, Luiz Antonio, Macatuba, Marília, Matão, Pederneiras, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Rincão, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Valparaíso, além de outros 4 que são atendidos com gás natural comprimido (GNC). Distribui aproximadamente 730 mil m³ por dia de gás natural, atendendo mais de 21 mil clientes.

 

Como concessionária, é responsável pela prestação do serviço de distribuição do gás canalizado, que inclui a responsabilidade pelo atendimento seguro e de qualidade a todo o mercado.

 

Conheça a Área de Concessão

A GasBrasiliano é a concessionária responsável pela distribuição de Gás Natural canalizado para a área Noroeste do Estado de São Paulo. Tal área congrega 375 Municípios (58,1% do total de municípios do Estado de São Paulo), atinge uma população estimada de 7.500 mil habitantes (aproximadamente 21% da população do Estado), cobrindo uma área de 141.907 km2.

Código de Ética

Por ser uma empresa do sistema PETROBRAS, a GasBrasiliano segue o Código de Ética do sistema.
Conheça os princípios éticos da empresa e os compromissos de conduta clicando aqui.

GUIA DE CONDUTA

Para o agir ético, a GasBrasiliano segue condutas orientadas pelos princípios de respeito, honestidade, responsabilidade, dentre outros. Clique aqui e conheça o Guia de Conduta do Sistema Petrobras.

MANUAL DE CONTRATAÇÃO DA GasBrasiliano

Conheça o Manual de Contratação da GasBrasiliano clicando aqui.

Estatuto Social

Conheça o Estatuto Social da GasBrasiliano clicando aqui.

Política de Gestão

- Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança

A GasBrasiliano, Concessionária de Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado para a Área Noroeste do Estado de São Paulo, considera que a Qualidade de seus serviços, o respeito ao Meio Ambiente e a garantia da Saúde e Segurança de seus Colaboradores e de todas as partes envolvidas com as atividades de Distribuição de Gás Natural Canalizado são fatores de primeira e constante importância para o sucesso e se compromete a atuar de acordo com os seguintes princípios:

  • Atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente, objetivando sempre a satisfação de seus usuários;
  • Incentivar a melhoria contínua dos processos e de seu Sistema de Gestão da Qualidade, saúde, meio ambiente e segurança de forma constante;
  • Prevenir lesões, doenças do trabalho, poluição ao meio ambiente e reduzir os perigos e riscos significativos decorrente das atividades operacionais;
  • Capacitar profissionalmente seus colaboradores.

 

Impulsionada por esta política, a GasBrasiliano estabeleceu e implementou um Sistema de Gestão da Qualidade atualmente certificado pelo Órgão Certificador Fundação Carlos Alberto Vanzolini, organismo ligado ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com base nas normas NBR ISO 9001:2008. Implementou também um Sistema de Gestão da Saúde, Meio Ambiente e Segurança, conforme os requisitos previstos nas 15 Diretrizes de SMES da PETROBRAS.

As 15 diretrizes de SMES incorporam além de requisitos da própria PETROBRAS, requisitos das normas NBR ISO 14.0001:2004 e OHSAS 18.001:2007, sendo constituídas pelos elementos a seguir:

  • Liderança e Responsabilidade

    A GasBrasiliano, ao integrar segurança, meio ambiente e saúde à sua estratégia empresarial, reafirma o compromisso de todos seus empregados e contratados com a busca de excelência nessas áreas.

  • Conformidade Legal

    As atividades da GasBrasiliano estão em conformidade com a legislação vigente nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde.

  • Avaliação e Gestão de Riscos

    Riscos inerentes às atividades da GasBrasiliano são identificados, avaliados e gerenciados de modo a evitar a ocorrência de acidentes e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.

  • Novos Empreendimentos

    Os novos empreendimentos estão em conformidade com a legislação e incorporam, em todo o seu ciclo de vida, as melhores práticas de segurança, meio ambiente e saúde.

  • Operação e Manutenção

    As operações da GasBrasiliano são executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionados e em condições de assegurar o atendimento às exigências de segurança, meio ambiente e saúde.

  • Gestão de Mudanças

    Mudanças, temporárias ou permanentes são avaliadas visando a eliminação e/ou minimização de riscos decorrentes de sua implantação.

  • Aquisição de Bens e Serviços

    O desempenho em segurança, meio ambiente e saúde de contratados, fornecedores e parceiros é compatível com o da GasBrasiliano.

  • Capacitação, Educação e Conscientização

    Capacitação, educação e conscientização são continuamente promovidas de modo a reforçar o comprometimento da força de trabalho com o desempenho em segurança, meio ambiente e saúde.

  • Gestão da Informação

    Mudanças, temporárias ou permanentes são avaliadas visando a eliminação e/ou minimização de riscos decorrentes de sua implantação.

  • Comunicação

    As informações relativas à segurança, meio ambiente e saúde são comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados.

  • Contingência

    As situações de emergência estão previstas e são enfrentadas com rapidez e eficácia visando a máxima redução de seus efeitos.

  • Relacionamento com a Comunidade

    A GasBrasiliano zela pela segurança das comunidades onde atua, bem como por mantê-las informadas sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades.

  • Análise de Acidentes e Incidentes

    Os acidentes e incidentes decorrentes das atividades da GasBrasiliano são analisados, investigados e documentados de modo a evitar sua repetição e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.

  • Gestão de Produtos

    A melhoria contínua do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde é promovida em todos os níveis da GasBrasiliano, de modo a assegurar seu avanço nessas áreas.

  • Processo de Melhoria Contínua

    As operações da GasBrasiliano são executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionados e em condições de assegurar o atendimento às exigências de segurança, meio ambiente e saúde.

  • GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO

    Clique aqui e saiba mais.

ISO 9001

A GasBrasiliano possui o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com a norma NBR ISO 9001:2008, garantindo assim a padronização da prestação do Serviço de Distribuição de Gás Natural Canalizado dentro dos mais altos níveis de qualidade.

topo